terça-feira, 7 de junho de 2016

O referendo rejeitado pelos Suíços



Foi no dia 5 deste mês, que o povo Suíço disse não ao referendo que daria direito a receber cerca de 2260 euros, só por estar vivo! E seria o que iria acontecer, se o sim tivesse ganho. Qualquer cidadão ou emigrante no país há mais de cinco anos, teria direito a uma "pensão vitalícia" até ao resto da vida, mesmo que por preguicite aguda, decidisse nunca mexer uma palha.



Da mesma forma, todas as crianças suíças receberiam incondicionalmente 650 francos suíços, sem contrapartidas, embora acabassem todos os outros abonos. Seria uma espécie de paraíso celestial, só que seria na terra e não no céu! 

78% do povo suíço porém, disse não a este paraíso. Preferem ter de trabalhar toda a vida mas, merecidamente, chegar ao fim da sua vida activa com a consciência de que contribuíram com o seu esforço, para o desenvolvimento de um país que, de pequeno, só tem o seu tamanho. Um enorme exemplo cívico deste povo, que soube medir à distância as consequências sombrias de uma tal benesse pública.

O governo suíço, tem sabido contudo encontrar um ponto de equilíbrio entre a justiça social e o crescimento da economia, providenciando medidas que acautelem os interesses do Estado, mas também o dos cidadãos contribuintes, salvaguardando religiosamente o futuro e a dignidade do seu povo. Como de resto deviam fazer todos os governos dos países que se dizem livres e democráticos.

Está de parabéns a Suíça e o seu povo.

Deixo a notícia publicada no Diário de Notícias do passado dia 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário