D. Manuel I (1495 a 1521) 26 anos de reinado



O reinado de D. Manuel I, talvez por se encontrarem já em estado muito avançado as descobertas e possessões espalhadas um pouco por todo o Mundo e com as riquezas já acumuladas, quer em ouro quer em outros bens como as tão procuradas e desejadas especiarias, pedrarias, etc foi um período de grande desenvolvimento e ainda maior incremento nas navegações portuguesas. De facto, o nome de Portugal chegava até ao extremo-oriente e era comum encontrar caravelas portuguesas por esses oceanos fora. Muitos povos, sabendo da bravura dos portugueses e do grande poder do seu Rei, pediam ajuda e protecção.
Iluminura do período Manuelino

A sua completa consagração deu-se com a aparatosa embaixada enviada a Roma em 1514, chefiada por Tristão da Cunha, enviando ao papa Leão X presentes magníficos como pedrarias, tecidos e jóias. Dos animais raros, destacaram-se um cavalo persa e um elefante, chamado Hanno, daí em diante mascote do papa, que executava várias habilidades. Mas uma das inúmeras novidades que encantaram os espíritos curiosos das cortes europeias da época terá sido sem dúvida o rinoceronte trazido das Índias, que assumiu, então, um papel preponderante na arte italiana.

A chegada ao Brasil
 Foi o primeiro rei a assumir o título de Senhor do Comércio, da Conquista e da Navegação da Arábia, Pérsia e Índia. Em 1521, promulgou uma revisão da legislação conhecida como Ordenações Manuelinas, que divulgou com ajuda da recente imprensa. No seu reinado, apesar da sua resistência inicial, cumprindo as cláusulas do seu casamento com Dona Maria de Aragão, viria a autorizar a instalação da inquisição em Portugal. Com a prosperidade resultante do comércio, em particular o de especiarias, realizou numerosas obras cujo estilo arquitectónico ficou conhecido como manuelino.
Armas de D. Manuel I
O seu reinado é também lembrado pela perseguição feita a judeus e muçulmanos em Portugal, particularmente nos anos de 1496 a 1498. Esta política foi tomada por forma a agradar aos reis católicos, cumprindo uma das cláusulas do seu contrato de casamento com a herdeira de Espanha, Isabel de Aragão.
Massacre de Lisboa de 1506 foi talvez uma das consequências da política de D. Manuel I. Seguiram-se as conversões forçadas dos judeus e, depois, confiou ao seu embaixador em Roma a missão secreta de pedir ao papa em 1515, a permissão de estabelecer a Inquisição em Portugal.

1495 ou 1500 - Viagem de João Fernandes Lavrador e Pêro de Barcelos à Gronelândia (Terra do Bacalhau)3 . Nesta viagem avistaram a terra que nomearam Labrador (lavrador).
1497 - Vasco da Gama comandou a primeira frota a contornar África e chegar a Calecute na Índia, e regressou.3
1498 - Duarte Pacheco Pereira terá explorado o Atlântico Sul (e terá alcançado a foz do rio Amazonas e a ilha do Marajóno que terá sido uma expedição secreta-não existem provas)3
1499 - Mogadishiu e Zamzibar
1500 - A segunda frota para a Índia comandada por Pedro Álvares Cabral atinge o Brasil3 , aportando em Porto Seguro.
           Diogo Dias, chega a Madagascar
1502 - Vasco da Gama vindo da Índia avistou as então chamadas Ilhas do Almirante (Seychelles).
             Miguel Corte-Real partiu para a Nova Inglaterra em busca do seu irmão Gaspar. João da Nova descobriu a Ilha de AscensãoFernão de Noronha descobriu as ilhas que mantêm o seu nome, Fernando Noronha, em Pernambuco.
1503 - De regresso do Oriente Estêvão da Gama descobriu a Ilha de Santa Helena.
             A caminho da Índia António de Saldanha foi o primeiro europeu a ancorar na Baía de Saldanha e a ascender à Montanha da Mesa, que nomeou, na actual África do Sul17 
1505 - Gonçalo Álvares, da frota do primeiro vice-rei, ruma a sul, onde "a água e até o vinho gelavam" descobrindo a Ilha de Gonçalo Álvares (Gough Island)
1505/6 - Lourenço de Almeida é enviado às Maldivas e chegou ao que chamou Ceilão (Sri Lanka),18 a "Taprobana" dos registos clássicos gregos.
1506 - Tristão da Cunha descobriu a Ilha de Tristão da Cunha no Atlântico Sul. Navegadores portugueses aportaram em Madagáscar.
1507 - Afonso de Albuquerque ataca Mascate. Esta posição teve dois fortes Al Marani e Al Jalali, construídos pelos portugueses, que estiveram presentes por mais de um século.
1507/12 - Os portugueses foram os primeiros europeus a aportar nas Ilhas Mascarenhas, no Índico, nomeadas em homenagem a Pedro Mascarenhas.
1509 - Diogo Lopes de Sequeira atravessou o golfo de Bengalae chegou a Sumatra e Malaca (Malásia),19 com ele viajava Fernão de Magalhães, que viria a fazer a primeira viagem de circum-navegação ao globo, ao serviço de Espanha em 1519-22.

1511 -Duarte Fernandes foi o primeiro europeu a chegar ao Reino do Sião (Tailândia), enviado por Afonso de Albuquerque durante a conquista de Malaca.20
Rui Nunes da Cunha foi o primeiro europeu a chegar a Pegu (Birmânia, Myanmar), enviado por Albuquerque.21
António de AbreuFrancisco Serrão e Simão Afonso Bisagudo são enviados por Albuquerque em busca das "ilhas das especiarias". Serrão naufraga em Ternate nas Molucas (Indonésia).4

1512 - António de Abreu chegou à ilha de Timor e às ilhas BandaAmbão e Seram.

1512/14 - João de Lisboa e Estevão Fróis exploram o estuário do Rio da Prata e provavelmente o Golfo de San Matias a 42° Sul na Argentina22 Cristóvão de Haro, financiador da expedição, testemunha a viagem e as notícias que Lisboa e Fróis recolheram do Rei Branco(o imperador Inca), assim como o machado de prata obtido junto dos nativos e que ofereceram ao rei D. Manuel I.

1513 - Afonso de Albuquerque atravessa o estreito de Bab-el-Mandeb no Mar Vermelho liderando a primeira frota europeia a navegar nessas águas.
              Jorge Álvares partindo de Malaca é o primeiro europeu a aportar no sul da China,4 na Ilha de Lintin, no estuário do Rio das Pérolas.23

1516- Portugueses aportam em Da Nang, no Reino de Champa que nomeiam Cochinchina, (actual Vietname).24 25

1516/17 -Rafael Perestrelo comandou o primeiro navio comercial a aportar na China continental, em CantãoFernão Pires de Andrade e Tomé Pires foram enviados de D. Manuel I para estabelecer relações oficiais entre o Império Português e a Dinastia Ming, no reinado do imperador Zhengde.4


1520 - Francisco Álvares e uma embaixada portuguesa chegam à Etiópia onde encontram Pêro da Covilhã3

           (Diogo Pacheco terá visitado Kimberley, na Austrália26 em busca da "Ilha do Ouro" a sul e a sudeste de Sumatra,Java e Sunda, informado por Malaios e Sumatreses, presentes na sua tripulação.- descoberta não reconhecida oficialmente).

                
                



Sem comentários:

Enviar um comentário