D. Duarte (1433 a 1438) 5 anos de reinado




1434- Passagem do Cabo do Bojador, ou Cabo do Medo, por Gil Eanes. O Infante D. Henrique conseguiu incentivar Gil Eanes a tentar a proeza da passagem.  O Cabo Bojador era conhecido como Cabo do Medo. Recifes de arestas pontiagudas fervilham naquela região tornando a navegação muito arriscada. Ao dobrar o cabo, o navegador reforçou o papel de Portugal como nação marítima. De acordo com Gomes Eanes de Zurara, o Infante o armou cavaleiro e arranjou-lhe um rico casamento.

1435 - Passagem do Rio do Ouro, em Marrocos

1437 - A entrada de Tânger na história dos Descobrimentos e da expansão portuguesa não foi a mais feliz, pois começou com uma expedição fracassada em 1437. Segundo a versão do cronista Rui de Pina, esta expedição nasceu de um desejo do infante D. Fernando, apoiado pelo infante D. Henrique.
Para David Lopes, especialista em História da presença portuguesa em Marrocos, a Coroa portuguesa tinha necessidade de se afirmar nesta zona do Magrebe, também disputada pelos castelhanos, depois da conquista de Ceuta, em 1415. De início, esta empresa contava com a oposição do rei D. Duarte e do infante D. Pedro; no entanto nas Cortes de Évora, em abril de 1436, foi decidido apoiar esta iniciativa. E, assim, a 22 de agosto de 1437, a armada de Tânger partiu do Tejo, chegando a Ceuta, no dia 27 do mesmo mês. Saiba mais aqui.


  

        


Sem comentários:

Enviar um comentário