quarta-feira, 29 de abril de 2015

Os grandes Portugueses - As voltas da história


Os Grandes Portugueses, foi um programa apresentado pela RTP1, baseado num programa da BBC e que decorreu entre Outubro de 2006 e Março de 2007. O objectivo, era incentivar os portugueses a  nomear o seu Grande Português de sempre. 

Em Outubro de 2006, no seu primeiro programa a RTP1, lançou aos portugueses o desafio de pensarem em que é que se baseia um grande português, e qual era, para cada um, o seu maior e mais representativo compatriota de sempre.

Até ao final de Outubro, os portugueses puderam escolher quem era o seu maior ídolo. Essa pessoa, podia ser um rei, um cantor, um político ou até um familiar. A votação foi feita pelo telefone, SMS e internet.

No fim de semana de 13 e 14 de Janeiro de 2007, foram anunciados os 90 maiores portugueses e os dez finalistas. Após dois meses de apuramento dos votos, foram anunciados os 100 mais e o TOP dos dez maiores.

A votação final dos portugueses, ocorreu entre o dia 15 de Janeiro e 25 de Março de 2007. O sistema de votação, para não haver dúvidas, foi auditado.

 Finalmente, no dia 26 de Março, a RTP1, apresentou o que foi considerado o Grande Português de Sempre: António de Oliveira Salazar, com 41% dos votos.



António Oliveira Salazar, foi Chefe do Governo de Portugal entre 1932 e 1968 (36 anos), tendo falecido em 1970 com 81. Era formado em Economia e Finanças pela Universidade de Coimbra e liderou um governo ditador e autoritário, que passou pela Segunda Guerra Mundial e pela Guerra Colonial Portuguesa . Instituiu a PIDE e governou o País com mão de ferro.

PERGUNTAS FINAIS
O que se passa em Portugal, que vive num regime democrático desde 1975, para eleger esta personalidade como o maior português de sempre? O que sente, verdadeiramente, o povo português? O que sentem os dirigentes políticos da Nação, com esta votação esmagadora num homem do passado? O que sentem os sucessivos chefes de governo vendo o povo lembrar e eleger esta figura como a maior de sempre?

Há um ditado antigo que diz "o povo tem sempre razão". Sendo assim e porque primeiro está o País e a seguir o Povo, pode concluir-se que desde 1975 para cá, Portugal tem tido governantes que não colhem a consideração nem o respeito dos cidadãos. Infelizmente.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Formas diferentes de olhar pelos interesses do País

PGR INVESTIGA NEGÓCIO POUCO TRANSPARENTE ENTRE ESTADO, AIRBUS E SALVADOR CAETANO

 
foreignoffice / Flickr
O ex-ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira

O Ministério Público está a investigar um negócio com contornos pouco claros envolvendo o Estado, a Salvador Caetano e a Airbus.
Como descreve o Público, citando a Procuradoria-Geral da República, “o Ministério Público no Tribunal Administrativo encontra-se a recolher elementos, com vista a decidir o tipo de procedimento a adoptar” relativamente a possíveis ilegalidades na renegociação do contrato do Estado com a Airbus Space and Defense, divisão da Airbus responsável

Portugal, que te fizeram?

FISCO COBRA IMI A MAIS COM AVALIAÇÃO AUTOMÁTICA DOS IMÓVEIS

 
SXC

O Fisco está a proceder a uma avaliação automática dos imóveis com efeitos nos valores de IMI a pagar pelos proprietários. Muitos deverão preparar-se para um aumento e para o facto de só serem alertados do mesmo aquando do pagamento, não tendo mais hipóteses de reclamação.
Jornal de Notícias destaca que “milhares de proprietários estão a pagar mais Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) do que deviam este ano”, notando que a situação pode ainda

A liberdade termina, onde começa a liberdade dos outros


EMPRESAS PROIBIDAS DE ACEDER A EMAILS E VIGIAR TRABALHADORES NAS REDES SOCIAIS

 

SXC

O Conselho da Europa proibiu as empresas de questionarem o que os trabalhadores escrevem nas redes sociais nem aceder ao email dos funcionários – e Portugal segue regras europeias, que podem agora ser invocadas pelos trabalhadores em tribunal.
Esta recomendação do órgão comunitário, decidida na reunião de 1 de abril deste ano, define assim novas regras a adoptar pelas empresas, públicas ou privadas, no sentido de proteger a privacidade dos trabalhadores e a sua vida virtual.
De acordo com o Diário de Notícias, o acesso aos emails

Democracia, pura e dura


Liberdade: Mulher com uma venda a tapar a boca em em protesto contra censura no Rio de Janeiro.

PSD, PS E CDS QUEREM CONTROLAR COBERTURA DAS ELEIÇÕES, JORNAIS AMEAÇAM BOICOTE
 24 Abril, 2015 por ZAP midianinja / Flickr Liberdade: Mulher com uma venda a tapar a boca em em protesto contra censura no Rio de Janeiro.

 Os órgãos da Cofina, Global Media, Impresa, Media Capital e o Público ameaçam não fazer qualquer cobertura eleitoral das legislativas e o Sindicato dos Jornalistas já considerou “inaceitável” a proposta de alteração à legislação sobre cobertura jornalística das eleições, salientando que

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Pensões Suíças e Portuguesas. A Diferença de mentalidades.Se é português, não deixe de ver este vídeo.


Pensões Suiças & Portuguesa

Porque é que isto, só passou fugazmente na RTP 2 !... Não interessa que o povo saiba, as mordomias que os parasitas dos nossos políticos e governantes têm? Depois, aumentam a idade da reforma e dizem que a Segurança Social é insustentável !... Toca a publicarem todos na vossa página do Facebook !!!

Posted by Mário Pinho Rocha on Quinta-feira, 15 de Agosto de 2013
A diferença de mentalidades em que um parlamento pensa o País, e outro, pensa apenas nas benesses dos seus parlamentares e afins. Portugal que te fizeram?

Toneladas de ouro delapidado e ninguém presta contas?

                                                                  Toneladas de Ouro


Portugal, que te fizeram?

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Parlamento discute dezenas de propostas para promoção da natalidade


A taxa de natalidade em Portugal em 1960, era de 3,16 crianças. A taxa de natalidade em Portugal em 2012, era de 1.28! Em apenas 52 anos, a taxa de natalidade baixou para menos de metade! Porquê?

 





Em Abril de 2015, o parlamento decidiu, finalmente, levar o assunto à agenda do dia, considerando
preocupante o abaixamento do índice de natalidade no País. Espantoso!

FISCO PÕE CLIENTES A PAGAR DÍVIDAS DOS RESTAURANTES



Há contribuintes que estão a ser chamados pelas Finanças para pagarem dívidas fiscais de estabelecimentos comerciais, nomeadamente de restaurantes, onde fizeram consumos e pediram factura com número de identificação fiscal.
Dizem os entendidos que o sistema informático das finanças é cego e não distingue os recibos de pagamento a pronto, das notas de crédito. 
Como é possível um qualquer cliente ser confrontado com uma nota de penhora, por ter num determinado dia, ido comer a um restaurante com dívidas ao fisco?
Como é possível que o fisco divulgue gratuitamente, informações confidenciais sobre qualquer contribuinte?
Como é possível o cidadão ver-se metido em apuros, caso não comunique a penhora que recebeu ao portal das finanças?
Portugal, que te fizeram?