Os Grandes Portugueses, foi um programa apresentado pela RTP1, baseado num programa da BBC e que decorreu entre Outubro de 2006 e Março de 2007. O objectivo, era incentivar os portugueses a nomear o seu Grande Português de sempre.
Em Outubro de 2006, no seu primeiro programa a RTP1, lançou aos portugueses o desafio de pensarem em que é que se baseia um grande português, e qual era, para cada um, o seu maior e mais representativo compatriota de sempre.
Até ao final de Outubro, os portugueses puderam escolher quem era o seu maior ídolo. Essa pessoa, podia ser um rei, um cantor, um político ou até um familiar. A votação foi feita pelo telefone, SMS e internet.
No fim de semana de 13 e 14 de Janeiro de 2007, foram anunciados os 90 maiores portugueses e os dez finalistas. Após dois meses de apuramento dos votos, foram anunciados os 100 mais e o TOP dos dez maiores.
A votação final dos portugueses, ocorreu entre o dia 15 de Janeiro e 25 de Março de 2007. O sistema de votação, para não haver dúvidas, foi auditado.
Finalmente, no dia 26 de Março, a RTP1, apresentou o que foi considerado o Grande Português de Sempre: António de Oliveira Salazar, com 41% dos votos.
António Oliveira Salazar, foi Chefe do Governo de Portugal entre 1932 e 1968 (36 anos), tendo falecido em 1970 com 81. Era formado em Economia e Finanças pela Universidade de Coimbra e liderou um governo ditador e autoritário, que passou pela Segunda Guerra Mundial e pela Guerra Colonial Portuguesa . Instituiu a PIDE e governou o País com mão de ferro.
PERGUNTAS FINAIS
O que se passa em Portugal, que vive num regime democrático desde 1975, para eleger esta personalidade como o maior português de sempre? O que sente, verdadeiramente, o povo português? O que sentem os dirigentes políticos da Nação, com esta votação esmagadora num homem do passado? O que sentem os sucessivos chefes de governo vendo o povo lembrar e eleger esta figura como a maior de sempre?
Há um ditado antigo que diz "o povo tem sempre razão". Sendo assim e porque primeiro está o País e a seguir o Povo, pode concluir-se que desde 1975 para cá, Portugal tem tido governantes que não colhem a consideração nem o respeito dos cidadãos. Infelizmente.