quinta-feira, 7 de abril de 2016

34 portugueses envolvidos no esquema de fuga ao fisco

Revelação feita pelo jornal Irish Times.
 Por Lusa


 O envolvimento de Portugal no escândalo designado "Papéis do Panamá" está quantificado, por enquanto, em 34 pessoas, segundo informação divulgada no sítio na internet do jornal Irish Times. Este meio irlandês especificou que, a par destes beneficiários do esquema de fuga ao fisco, existem 244 empresas, com 255 acionistas. Uma investigação realizada por uma centena de jornais em todo o mundo sobre 11,5 milhões de documentos revelou bens em paraísos fiscais de 140 responsáveis políticos ou personalidades públicas. O conjunto de documentos, denominados "Papéis do Panamá", provém da empresa de advogados panamiana Mossack Fonseca. Segundo o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, que reuniu para este trabalho 370 jornalistas de mais de 70 países, mais de 214.000 entidades 'offshore' estão envolvidas em operações financeiras em mais de 200 países e territórios em todo o mundo.

"Por mais escândalos que se sucedam ao redor do Mundo, não vale a pena ter esperanças num mundo melhor. A razão é aparentemente simples: Os que nos dizem, quase todos os dias, na rádio, na televisão, na imprensa, que temos o dever moral de pagar impostos, são exactamente os mesmos que praticam estas execráveis atitudes, em prejuízo de toda a humanidade. Reis, presidentes, ministros, primeiros ministros, barões da droga, malfeitores...tudo metido no mesmo lodo, na mesma vergonha. E agora?

Agora, vai haver um grande burburinho, o povo vai falar,  esconjurar estes políticos e homens do dinheiro e, daqui a uma semana, nada aconteceu, todo o Mundo se esqueceu e tudo vai ficar na mesma.

É caso para dizer: Vivemos num mundo cão!"

Sem comentários:

Enviar um comentário