Este mapa tem a particularidade de nos mostrar ao pormenor, as diversas etapas do rio, desde a foz, até Barca de Alva, na fronteira com a vizinha Espanha.
São sinalizados os locais com mais interesse turístico e que podem ser visitados no seu carro, ou, mais confortavelmente, nos autocarros da organização.
E se eu falo no mapa do rio e dos seus locais de interesse, é porque de facto estamos perante uma experiência
notável, onde, o contacto com o rio, as suas barragens que são cinco, as paisagens de vinhedos a perder de vista, e a mudança de vistas ao virar de cada curva do rio, nos transportam para um cenário único.
A viagem do Porto a Barca de Alva, leva dois dias, com dormida na Régua ou em Lamego, mas vale a pena a experiência pela visão única de montes e suas encostas, repletas de vinhedos onde o vinho do Porto, tem o seu berço, cobrindo uma área de várias centenas de Km2.
Existem, por esse mundo fora, muitos passeios fluviais. Mas ponho dúvidas que algum, mesmo o do Rio Nilo, seja tão especial e marcante como este, onde a paisagem vai alternando de cor, à medida que navegamos para norte, ou sul, conforme o percurso escolhido.
Passar por cinco barragens com toda a segurança, ao longo do percurso, é outra experiência inesquecível, não apenas pelo desnível a vencer, mas também pela grandiosidade das construções.
Por isso, deixo este pequeno vídeo que, no essencial, mostra a passagem destas cinco barragens, sendo possível ver a altura dos declives a vencer.
Pelas suas características muito particulares, este é, já hoje, um passeio de nível internacional, onde se encontram turistas de todo o Mundo, extasiados e repetindo várias vezes: vamos voltar.
Mas aqui deixo os links (clicar no nome da barragem) das cinco barragens a vencer, para, se desejar, conhecer com mais pormenor. E talvez valha a pena para estar mais informado, se um dia as for visitar. Viajando do sul para nordeste, temos:
Barragem de Crestuma/Lever |
Barragem do Carrapatelo |
Barragem de Bagauste-Régua |
Barragem da Valeira |
Barragem do Pocinho |
Sem comentários:
Enviar um comentário