Marcelo Rebelo de Sousa |
Esta é a primeira vez que as comemorações oficiais do 10 de junho se realizam fora de Portugal. O novo Presidente da República escolheu a capital francesa para dar destaque aos emigrantes.
Este ano o local escolhido para as comemorações oficiais do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, não fica dentro do território nacional.
Segundo o jornal Público, Marcelo Rebelo de Sousa quis dar uma atenção especial aos
emigrantes e, por isso, as comemorações vão ser feitas em Paris.
emigrantes e, por isso, as comemorações vão ser feitas em Paris.
A manhã será passada em Lisboa, com uma cerimónia militar na Praça do Comércio, onde também vão estar presentes o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa.
Depois disso, os três embarcam até à capital francesa para passar o resto do dia com a comunidade portuguesa naquele país, numa festa onde até o presidente François Hollande estará presente.
De acordo com o diário, a estadia dos três representantes deverá ser curta, mas é provável que Marcelo possa ficar mais um dia para encontrar-se com a seleção portuguesa de futebol, que estará em França a preparar o primeiro jogo do campeonato europeu contra a Islândia.
Marcelo toma posse como novo chefe de Estado já na próxima quarta-feira, numa cerimónia que também fica marcada pela alteração das regras habituais.
Os festejos vão acontecer durante três dias, em vez de um, com várias celebrações entre a capital e a cidade do Porto, nas quais se inclui uma missa na Mesquita de Lisboa e um concerto com figuras como Anselmo Ralph e José Cid.
ZAP
Sem comentários:
Enviar um comentário