quarta-feira, 11 de março de 2015

Os nossos grandes avós


Este é o mapa que nos lembra a grandeza da nossa língua e a força da nossa raça.(Mas não é tudo, como veremos mais adiante). Ainda hoje, nos quatro cantos do Mundo, se fala português! Um trabalho feito pelos nossos avós, que pensaram pela sua cabeça e seguiram em frente, com medo, mas com muita muita determinação. Passados 5 séculos, ainda podemos ver um trabalho exclusivamente feito de fé e determinação! Aqui fica o início daquilo que vai ser a expansão do mundo português. O contraste entre dirigentes que arriscavam, mas que resistiam aos seus medos e os dirigentes de hoje, que pensam apenas pela cabeça dos outros!

Era preciso ir a África, à Índia, ao Japão, às Américas, ao fim do Mundo. Era preciso criar meios, encontrar gente com coragem e valentia, mas tudo se conseguiu em nome de Portugal. Outros tempos, outras gentes!

1401-1500
Aquando da conquista de Ceuta, em 1415, Portugal contava com cerca de 1.000.000 habitantes. A partir daqui uma grande parte da população irá estar ligada aos descobrimentos, conquistas no Norte de África, e povoamento de muitas ilhas no Atlântico. 

Como tão poucos, conseguiram fazer tanto, é um caso para pensar. Apenas um milhão, conseguiu "ocupar" e controlar metade do Mundo!

O que movia esta gente, que hoje não nos move a nós?



                                          

                                              


Sem comentários:

Enviar um comentário