O Infante D. Henrique (1394 a 1460) 66 anos
D. Henrique (1394 a 1460) Se bem que o período dos descobrimentos de Portugal, tenha sido recheado de grandes homens e de grandes feitos de que iremos falando, não podemos deixar passar a figura maior deste grande português, recatado e pensador que foi a génese de tudo o que aconteceu. Em 1394, nasceu no Porto o Infante D. Henrique, filho de D. João I que até 1460, data da sua morte, seria o grande timoneiro, inventor e impulsionador da expansão portuguesa. Em 1414, convenceu seu pai a organizar a campanha para a conquista de Ceuta, na costa norte-africana junto ao estreito de Gibraltar. |
A cidade foi conquistada em Agosto de 1415, assegurando ao reino de Portugal o controlo das rotas marítimas de comércio entre o Atlântico e o Levante. Na ocasião foi armado cavaleiro e recebeu os títulos de Senhor da Covilhã e duque de Viseu. A 18 de Fevereiro de 1416, foi encarregado do governo de Ceuta. Cabia-lhe organizar, no reino, a manutenção daquela praça-forte em Marrocos.
|
Talvez se possa dizer que a história portuguesa teria sido muito diferente se este homem pensativo e estudioso não tivesse nascido. E teve bom berço, porque seu pai, afinal um cavaleiro lutador, havia ganho a batalha de Aljubarrota aos castelhanos, o que cobria a família de honra e prestigio e transportava Portugal para uma independência mais robusta.
O Infante, nomeado cavaleiro em Ceuta |
Sem comentários:
Enviar um comentário